Hino do Botonista!!!

“Botonista eu sou com justo orgulho / Boto muita fé no meu botão / Botonista eu sou com muita honra / Isto é verdade, eu não me arrependo não / Botonista eu sou com persistência / Jogo a qualquer hora com prazer / (Pois jogando em qualquer regra! Eu vou praticando o meu lazer) -bis- / Eu jogo limpo, jogo sério sem esbulho / Pois prá mim adversário considero como irmão / (Aviso logo para quem jogar comigo que somente me vencendo poderá ser campeão) -bis-”

terça-feira, 14 de junho de 2011

O ato de jogar sozinho... Bom ou ruim???

Jogar sozinho... Quem mais aí o faz? Mas não digo treinar, não, chutar a gol... Falo jogar mesmo, dois times em campo, cronômetro, placar anotado no caderninho...
Bem, eu AINDA tenho jogado muito sozinho. É duplamente legal, pois dou as palhetadas para ambos os lados, divertimento em dobro. Mas... não serve de termômetro para eu saber COMO ESTOU, se estou bem, mal, mais ou menos... Tive algumas oportunidades, alguns amigos botonistas me convidando para jogo, mas sempre tenho algo prpgramado. Acreditem, apesar de eu estar engrossando as estatísticas do desemprego, meu tempo está confuso, resolvendo várias coisas, obras, compras, contas, eventos, encontros, tirando minha CNH para moto, lazer com a esposa ( que não abro mão ), etc. Mas já pressinto que logo, logo, estarei jogando com amigos, disputando tacinhas e medalhas e, acima de tudo, confraternizando...
A diferença dos anos 70/80 para hoje, para mim, são duas e cruciais! Uma é a regra! Sou um fervoroso fã da Regra Toque Toque e só jogo nela! Mesmo sabendo que isso limita meu acesso ao botonismo, não me importo! E não quero eu, chegar a um tornio ou amistosos, impondo a regra a se jogar. Muitos estão se aventurando em outras regras, criando as suas próprias, partindo por um caminho que jamais penso trilhar...
O outro probleminha e, este, mais fácil de se resolver, é quanto ao tamanho do goleiro! Antes, aqui no bairro, era padrão: 4 x 5,2 cm A bem da verdade tinham aqueles simpáticos goleirinhos, de 4 x 5 cm, de cor única e sempre com o número 1 dourado bem no meio. Mas não passava destes dois, destas duas medidas.
Hoje, vejo que se usa verdadeiros "tijolos" no gol. Aliás, quando comecei a voltar ao botonismo, em 2009, acreditem, só então fui saber que existiam regras oficiais, mais de uma. E uma delas, acho um absurdo: UM toque para cada lado!!! Numa outra ( ou a mesma. vai saber... ) o goleiro joga deitado! E há uns tempo, uns senhores talvez recalcados por não terem jogado botão na infância ou foram os piores de sua turma, inventaram o estranho sectorball ( onde um monte de gente, PASSIVAMENTE, embarcou, rsrsrsrs ).
Mas voltando ao jogo solitário, claro que eu preferia jogar contra amigos... Mas, imaginem, jogar em casa, ouvindo um Blues, bebendo uma coca gelada, com a esposa batendo algumas fotos... Vou querer mais o quê ??? 

7 comentários:

  1. Muito legal seu post, Sergio.
    Eu voltei a jogar sozinho pois não aguentava olhar para os botões encaixotados e guardados no armário, já que encontrar alguém pra jogar em Sampa era bem difícil. Confesso que até achei um grupo, o Gremio Butantã, mas devido ao meu horário disponível 'mutante', não havia como participar.
    Aqui em S. J. Dos Campos parece que vai ser complicado também, mas tô satisfeito quanto ao jogar sozinho. Em setembro completo 5 anos de GFC epra quem acha loucura jogar sozinho, lá vai um recado: não tenham medo, somos 'malucos-belezas' como dizia o Raulzito. Não fazemos mal nem a nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Ahahahah, comentários seus, são sempre embasados com inteligência e bom homor! Verdade, somos maluco belezas e nenhum mal faríamos a ninguém, rsrsrsrs. Eu conheço teus campeonatos, com acesso e quedas, times bacanas, de nomes e escudos expressivos...Mas vc ainda tem uma vantagem sobre mim: joga em mais regras... Eu, apenas na Toque Toque, tenho meus acessos ainda mais podados... Valeu, Jones!

    ResponderExcluir
  3. Eu já joguei sozinho e ainda imitava o José Carlos Araújo. Principalmente narrando o jogo imitando o gol do Cocada em cima da "MULAMBADA"... Hahahaha...

    ResponderExcluir
  4. Ahahahahaha, boa, Rafael, mas era mesmo muito legal... Gosto de usar mais a minha mesinha menor, da foto, para isso... Abs!

    ResponderExcluir
  5. Eu também jogo sozinho desde criança. Após um hiato de 17 anos sem jogar, voltei a realizar um sonho antigo.

    Sou dono da Federação Maurício Giovanne de Futebol de Botão. Nela faço camp brasileiro a e b, champions, libertadores e eliminatórias para a copa do mudo. Cumpro com o calendário rigorosamente jogando dois jogos por final de semana e nos feriados faço as eliminatórias para a copa.

    Sou feliz jogando sozinho. Me acham louco, mas não ligo. O negócio é curtir nossa realidade pessoal e pretendo continuar até morrer e tambem no paraíso terrestre que surgirá no futuro debaixo do Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem faço meus campeonatos sozinho. SOu colecionador de botões amadores e tenho uma grande plantel de clubes brasileiros (550), tento fazer uma programação anual. Gostaria de te mais tempo para fazer campeonatos estaduais. Om bom de jogar sozinho é que voc~e pode aparoveitar o tempo que fpr para uma partidinha

    ResponderExcluir
  7. Eu também jogo sozinho e gosto. Encaro o jogar sozinho como um jogo de verdade. Também jogo na antiga regra toque toque. Comecei a jogar com 8 anos e lá pelos 14 parei de jogar, voltando a praticar só 20 anos depois. Jogo com botões Gulliver, mas estou planejando comprar algum mais sofisticado. Essa profissionalização do botão deixou o jogo chato. Tenho alguns amigos que jogam ainda, mas como esses encontros são raros supro minha necessidade de jogar praticando o auto jogo kkk. Muito massa seu texto. Forte abraço

    ResponderExcluir