Este Blog visa unir os botonistas de Maria da Graça e adjacências e retomar o botonismo. Além disso, é mais uma Liga a aderir a regra Toque-Toque, que era praticamente a que jogávamos nos anos 70 e 80 em meu bairro de Maria da Graça. Convido todos a visitarem o Blog e me acharem no Orkut, com perfil pessoal e comunidade, como AMGFB.
Hino do Botonista!!!
“Botonista eu sou com justo orgulho /
Boto muita fé no meu botão /
Botonista eu sou com muita honra /
Isto é verdade, eu não me arrependo não /
Botonista eu sou com persistência /
Jogo a qualquer hora com prazer /
(Pois jogando em qualquer regra! Eu vou praticando o meu lazer) -bis- /
Eu jogo limpo, jogo sério sem esbulho /
Pois prá mim adversário considero como irmão /
(Aviso logo para quem jogar comigo que somente me vencendo poderá ser campeão) -bis-”
sábado, 19 de junho de 2010
Futebol de tampinhas !!!
Vi no Blog da Liga Prudentina de Futebol de Botão ( que recomendo ), um artigo onde é citado o futebol de tampinhas de refrigerantes. No RJ chamávamos de "futebol de chapinhas".
Vinham os rostos de jogadores, dos principais times so Brasil e Seleção Brasileira. Era um custo para formarmos um time certo... Mas usávamos o esquema de trocas e, bebendo mais e mais o refrigerante ( que é o que mais gosto: Coca-Cola ), a gente ia fazendo nossos equadrões. Mas, era engraçado ver, na meta do meu Vasco da Gama, por uns jogos, o goleiro Cantarele ( do Flamengo ). Ou no time de coleguinhas, como o Botafogo, ser comandado pelo centroavante Roberto Dinamite!!!
Até mesmo a "bola", onde poderíamos usar qualquer outra chapinha em branco ( mesmo de cerveja, soda, Pepsi... ), tinha sua chapinha própria, com a estampa de uma bola de futebol. Nos bastava um giz e poder´´iamos jogar até mesmo na calçada...
Boa época esta e que me fez pegar goto logo de cara...
pouco depois, eu ganhava de meu pai meus primeiros times de "panelinhas" da Estrela"!!! Aí, a coisa ficou melhor ainda e está em mim até hoje e vai seguir pelos anos que virão... Quem aí jogou o "futebol de tampinhas"???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É, Sergio, "tempo bão... Não volta mais!", como cantava o Lilico batendo seu bumbo.
ResponderExcluirJoguei muito com essas chapinhas, ia busca-las na fábrica da Crown que ficava na Rua Itapiru, perto da antiga Rio Gráfica e Editora, onde também pegava muitos gibis com o carimbo de "CORTESIA" em vermelho.
Nossa bola não era outra chapinha, a gente fazia uma quase redonda daquele papel laminado que vinha nos maços de cigarro. Além disso, gente pegava as balizas do botão e os goleiros de caixa de fósforo pra jogar, muito maneiro memso!
Lilico... Boa lembrança!!!
ResponderExcluirSim, esqueci de dizer que os goleiros eram mesmo caixas de fósforos e as balizas, aquelas de plástico, dos times "panelinhas"...
Gostei muito da reportagem, parabéns!!! deem uma olhada tb em nosso blog : http://afma-alfenas.blogspot.com/
ResponderExcluirObrigado.
Flavio (Flavão)
Presidente da AFMA - MG
Muito legal, porém o Cantarelle não fez parte dessa coleção. Os Goleiros eram Leão(Palmeiras), Raul(Cruzeiro), Carlos (Ponte Preta) e Wendell(Fluminense).
ResponderExcluirMas valeu pela lembrança.
Davi
São Paulo
Não acredito que encontrei isso!
ResponderExcluirDaria tudo pra vê o meu Fluminense do começo da década de 80.
Saudades!
Lauro César
Floriano - Piauí
As paletas eram feitas do plástico dos litros de bebida.
ResponderExcluirTempo bom.
Lauro Cesar
FLO-PI