Hino do Botonista!!!

“Botonista eu sou com justo orgulho / Boto muita fé no meu botão / Botonista eu sou com muita honra / Isto é verdade, eu não me arrependo não / Botonista eu sou com persistência / Jogo a qualquer hora com prazer / (Pois jogando em qualquer regra! Eu vou praticando o meu lazer) -bis- / Eu jogo limpo, jogo sério sem esbulho / Pois prá mim adversário considero como irmão / (Aviso logo para quem jogar comigo que somente me vencendo poderá ser campeão) -bis-”

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Goleiros de Jogo de Botão...


Eu quando jogava com meus coleguinhas noas anos 70 e 80, nem imaginava que se houvesse uma regra, para o jogo de botão. Para a gente era algo tão simples, que nem precisava de qualquer regra, afinal o bom senso prevalescia.
Depois dos tais goleiros da Estrela ( com aquele ferrinho atrás ) e as caixas de fósforos, passamos a adotar os goleiros "oficiais" e não tínhamos qualquer preocupação extra, pois os goleiros que tínhamos acesso, no armarinho do bairro, era no padrão de 4x5,2cm. Ninguém tinha desvantagem na meta. Depois, surgiram uns de 4x5,5cm, que fomos adotando.
Mas com essa meu retorno ao botonismo, quase 25 anos depois, me deparei com goleiros de todos os tamanhos e só então fui conhecer as tantas regras que existem... Nossa!!! Uns goleiros, plasticamente, acho feios... Mas sei que EU é que estou desatualizado... Sei perfeitamente que sou um romanticão oitentista...
Por isso, estou com meus times montados e... tenho vários goleiros sobressalentes. Para ir jogar com um amigo, preciso levar uns 10 goleiros!!! Pois... sei lá a medidada que ele usa... E... pra botonista "matador", qualquer centimetrozinho faz um diferença danada!!!

8 comentários:

  1. Eu acho que deveria ter um padrão de medidas para os goleiros, assim não haveria qualquer tipo de desvantagem pra ninguem.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, mas com a proliferação de regras ao bel prazer de cada um, a coisa foi ficando assim... Uns jogam com argolados, outros só dão um toque, outros jogam com tampas, outros dão 12 toques, uns goleiros parecem tijolos, outros jogam com botões de 6cm de diâmetro... Nos meus tempos era uma tranquilidade jogar...

    ResponderExcluir
  3. Devido a esse problema de cada regra ter uma medida diferente é que deixei meus goleiros de lado e passei a utilizar o que fôr disponibilizado pelo 'dono da casa'.
    Os goleiros até aparecem nas escalações dos meus times, mas atualmente tenho 2 pares somente: um com medidas de 12 toques paulista e outro com medidas dos que jogávamos no Morro do 117 no Rio.

    ResponderExcluir
  4. Depois que eu disputei o torneio na Liga MIlle Novecentos, resolvi seguir a ideia do marcelo, utilizar somente uma medida de goleiros, como eu tenho dois goeleiros da regra paulista, aproveitei e comprei mais 6 goleiros da mesma medida para utilizar nos meus campeonatos, porque aqui entre nós é um saco ter varios goleiros de medidas diferentes.

    Obs: caro amigo Sergio onde vc. conseguiu esse relogio do Vasco tem do Santos, se tiver me passe o site para eu cologar no blog da LTFB

    ResponderExcluir
  5. Super Jones, sempre com texto agradáveis e esclarecedores...
    Nobre amigo Douglas, outro que manja muito do assunto...
    Eu acabo que tenho vários goleiros e pretendo comprar mais, pois vou usar aqueles menores, de 4x5cm, para o meu "futsal", que jogarei apenas em casa, para brincar...
    Douglas, quem me ajudou nessa do relógio, foi um amigo do trabalho... Quando ele chegar, peço o link de onde ele arrumou e lhe passo, ok? Mande um e-mail para mim, que retorno com o link: amgfb.rj@gmail.com
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Amigos Jones e Douglas, vcs entendem bem do traçado!!! Eu acabo por ter vários goleiros e é mesmo meio cahto isso... Tenho 21 times, uns apinda precisam de goleiros... Mas em que tamanho? Por isso, terei uns de trunfo.
    Douglas, um amigo que me fez o esquema desse reloginho, assim que ele chegar aqui, peço para me dizer o link e lhe envio, ok? Me mande um e-mails que eu retorno já com o mesmo, ok? Valeu por virem ao nosso Blog.
    amgfb.rj@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amigo, Sergio

    Obrigado pelo empenho em me arrumar o link, o Jones me passou um tb. vamos ver se é o mesmo que o seu, segue ai o meu e-mail: douglassmiranda@terra.com.br.

    ResponderExcluir
  8. Beleza, Douglas! O Jones é gente nossa! Na verdade, basta vc procurar no Google por "relógio para blog". Vai ser o primeiro ítem! Valeu, amigos!!!

    ResponderExcluir